Eletricidade Estática: O que é e como evita-lá.

Gabriel Delabeneta 0

Eletricidade Estática: O que é e como evita-lá.

Eletricidade Estática: Oque é e como evita-lá? Energia Estática é a definição dada ao excesso de cargas elétricas em um corpo, estando essas cargas em repouso. 

Eletricidade Estática
Energia Estática

Como acontece a eletricidade estática?

A quantidade de cargas que podem se acumular dessa forma é altamente variável, contudo, dependendo de uma série de fatores, como os tipos de materiais envolvidos, duração do contato, umidade do ar, entre outros.

A tensão elétrica que se acumula pode, na verdade, chegar a milhares de volts em muitos casos. Uma simples esfregadela dos pés em um tapete ou carpete, mesmo calçando sapato, pode fazer com que seu corpo acumule mais de mil volts de eletricidade estática. Em casos extremos essa tensão pode chegar a quase 10.000 volts.

Qual mau a eletricidade estática causa?

Imagine descarregar essa tensão elétrica sobre um corpo extremamente sensível, como um chip semicondutor (circuito integrado), que funciona com, por exemplo, 5V de tensão.

Em um caso desses, é altamente provável que o chip seja destruído internamente, você não o verá em chamas, mas suas conexões internas podem ser totalmente destruídas, e o chip fica inutilizável.

Este é um problema gigantesco em um laboratório de eletrônica ou de informática, onde técnicos manuseiam componentes eletrônicos e placas sensíveis, como por exemplo um microprocessador de computador ou uma placa de vídeo.

Como evitar descargas eletrostáticas?

Existem algumas maneiras de evitar essas descargas, principalmente realizando o aterramento, que acima de tudo é a forma mais comum e eficiente de evitar esses danos, mas outras medidas podem ser tomadas, como escolher um piso com isolamento, usar calçados com solado de borracha e não ter por perto objetos com alta concentração de cargas.

Eletricidade Estática
Equipamentos Antiestáticos

Equipamentos que evitam a descarga Eletrostática.

Jaleco Antiestático: 

Feito com fios de carbono agregados ao tecido e realiza a proteção contra a descarga eletrostática. Apesar de ser um bom aliado na prevenção, ele sozinho não é eficaz para a resolução do problema.
 

Calcanheiras Dissipativas:

Permitir a dissipação das cargas para o chão é um dos principais objetivos de quem deseja evitar a descarga eletrostática, aliás, é por isso o uso de Calcanheiras, ou uso de sapatos especiais, é uma das atitudes mais eficientes. 

Isso é importante porque a maioria dos calçados possui o solado de borracha, o que isola do contato com o chão e não permite a passagem das cargas.
 

Manta Antiestática:

É comum que o contato com a bancada forme o acúmulo de cargas. Por isso, usamos a Manta nas estações de trabalho para permitir a dissipação da energia formada pelo operador.
 

Luvas Antiestáticas

É indicada principalmente para quem trabalha fazendo a manutenção dos componentes eletrônicos.

O corpo humano naturalmente produz descarga eletrostática pelo contato com a roupa, gordura das mãos, entre outros processos naturais. Esse equipamento evita o contato direto e impede que acidentes ocorram
 

´Pulseiras de Aterramento

Um modo mais moderno de evitar a descarga eletrostática é por meio do uso de pulseiras. Elas possuem filamentos condutivos que levam a energia do usuário para o sistema de aterramento, evitando que o dano no equipamento ocorra.
 

Ferramentas Antiestáticas:

Existem algumas ferramentas que são antiestáticas, como por exemplo: Pinças, Escovas para limpeza e muito mais. O correto é sempre usar equipamentos
antiestáticos na hora de trabalhar com placas, seja em manutenção de computadores ou eletrodomésticos em geral, onde existir componentes eletrônicos o correto é sempre utilizar os equipamentos antiestáticos.
 
Eletricidade Estática
Equipamentos Antiestáticos
VEJA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  +  43  =  44