Malefícios da Fumaça do Estanho

Gabriel Delabeneta 0
Exaustor de Fumaça

Malefícios da Fumaça do Estanho

Você sabia dos malefícios da fumaça do estanho? A fumaça que sai do estanho na hora da soldagem pode ser totalmente prejudicial a sua saúde, pois ela contém compostos químicos tóxicos, e diversas partículas menores que são liberadas no momento em que o estanho é aquecido ou fundido. Essas partículas podem entrar no sistema respiratório e serem absorvidas pelo nosso corpo, causando muitos efeitos negativos.

O que é o Estanho?

O estanho é um elemento químico muito utilizado na eletrônica para soldar componentes eletrônicos nas placas de circuito impresso. Quando ele entra em contato com o ferro de solda aquecido ele derrete e depois endurece fixando o componente na placa. Existem diversos tipos de estanho para diferentes tipos de solda, alguns possuem chumbo em sua composição.
Estanho em contato com o ferro de solda
Soldando componentes eletrônicos

Quais são esses malefícios?

Um dos principais malefícios do estanho é a irritação respiratória, que é uma inflamação nas vias respiratórias, causando tosse, falta de ar, chiados no peito e inflamação na garganta. É muito comum casos de inflamação no pulmão, pneumonite, danos nas células e tecidos do corpo.
pessoa tossindo por conta da fumaça do estanho
Malefícios causdados pela fumaça do estanho

Como se prevenir dos malefícios causados pela fumaça do estanho?

A fumaça que sai do estanho é inevitável na hora da soldagem dos componentes, mas existem algumas maneiras de prevenir e diminuir os riscos que ela causa para sua saúde, vamos ver quais são elas?
Ventilação adequada:
Trabalhar em áreas ventiladas, próximo de janelas ajuda a reduzir a quantidade de fumaça no ambiente.
Higiene pessoal
Depois de finalizar o trabalho de soldagem na sua bancada, é muito importante lavar bem as áreas que estavam expostas a fumaça, para eliminar as partículas de estanho que ficam depositadas na pele.
Equipamentos apropriados:
Você pode se prevenir utilizando alguns equipamentos como mascarás de proteção, luvas e principalmente um Exaustor de Fumaça.

Exaustor de Fumaça

O Exaustor de Fumaça é um equipamento que foi desenvolvido para proteger seu bem estar enquanto você trabalha na sua bancada. O modelo de exaustor HK-707 possui um diferencial que é um filtro de carvão ativado de alta eficiência, que elimina todos compostos tóxicos da fumaça. Esse modelo você encontra no site da Proesi com um Cupom Exclusivo “BLOG5” (Cupom válido para todos os itens da nossa loja, exceto os que já estão em promoção).
Exaustor de Fumaça
Exaustor de fumaça

Veja Também:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6  +  4  =