Computador ou IDE não reconhece meu Arduino, e agora ?

Gabriel Delabeneta 1

Olá,

Hoje vamos te ajudar com um problema simples, mas as vezes bem chato de resolver. Existem varias versões de Arduino, elas funcionam na mesma forma, porém construindo com componentes diferentes. Para você entender mais sobre a construção do Arduino, confere nosso post anterior explicando a função de cada componente.

A comunicação entre o Arduino e o computador, é feita através de um conversor de comunicação serial para USB. Ele converte os sinais enviados pelos pinos RX e TX, para um formato que nossos computadores possam compreender.
Exemplo: Quando você usa o comando Serial.print() ou Serial.Read().

Os principais conversores usados são Mega16, CH340 e o FT232. Logo mais irei mostrar como identificar cada um deles e como instalar seus respectivos drivers.

Importante: Para que você possa conseguir instalar os drivers e ter acesso ao gerenciador do seu computador, é necessário que você tenha acesso Administrador ao sistema operacional . Se você trabalha em uma firma ou em uma instituição, peça ajuda ao setor de Tecnologia da Informação (T.I.).

Este post foi testado com Windows 10, apesar de mudar um pouco a aparência  e a forma como os menus são apresentados, ele é valido para Windows 7 também.

  • Mega16U2

Quando você adquire um Arduino Genuíno,  além da inscrição “Made in Italy”, também temos uma impressão personalizada ao fundo, contendo logo e informações da placa.

Arduino Uno R3 Original

Arduino Uno R3 com conversor atmel

 

 

 

 

 

 

 

Este conversor é da família Atmel (Mesmo fabricante dos micro controladores utilizado nos Arduino UNO, Due, Mega, Leonardo, entre outros). Neles encontramos um driver USB genérico que já vem instalado nos computadores. Esse mesmo drive é usado por vários periféricos como Teclado, mouse, impressoras e demais, assim não é necessário instalar nenhum driver avulso para seu uso.

  • CH340

Este conversor serial (em realce na foto a baixo) é usado não somente em Arduino, mas em vários outros dispositivos. Comparando com o Arduino Italiano (Genuíno), este tem as mesmas dimensões, porém, não tem a logo do Arduino próximo aos pinos e a impressão na parte traseira da placa.

Arduino Chines com Driver CH340

Uma maneira de confirmar se precisa instalar o drive no seu computador ou se ela está devidamente instalada no Windowns 10 é:
Através do Menu iniciar ou pela teclas de atalho no seu teclado (Windows + a tecla E) > Este Computador (Marcado em amarelo) > e na opção Gerenciar (Marcado em laranja).

Usando gerenciador no windows 10

No sistema operacional Windows 10 irá abrir uma janela como abaixo. Na coluna a esquerda, clique em Gerenciador de Dispositivo, marcado em amarelo. Ao clicar ele vai mostrar todos os componentes instalados no seu computador e se eles estão os drivers funcionando corretamente. Na foto está marcado que existe um componente que o computador marcou como USB SERIAL PORT, que é o nosso CH340 que está com problema no driver.

Gerenciador de dispositivo W10

O driver para instalação é o seguinte: CH340

A instalação é bem simples. Baixe o arquivo CH340 e descompacte ele (Clique com o botão direito sobre os arquivo, e procure por extrair arquivos ou extrair aqui se você tem o Winrar instalado em seu pc), em seguida clique no no instalador, pode aparecer mensagem perguntando se você quer executar este arquivo, permita a instalação junto as mensagens de segurança do Windows, após concluir o instalador abrir, irá abrir uma Janela com 3 botões.

Intalando Driver CH340

Clique em Install, a instalação leva poucos segundos, logo em seguida aparece uma mensagem informando que a instalação foi concluída, pode clicar no botão e logo em seguida fechar está janela. Logo que instalou, já ouvimos o som de reconhecimento de dispositivo USB reconhecido.

Sucesso na instalação do driver CH340

E pronto, Arduino reconhecido.

Gerenciador de dispositivo W10

 

  • FTDI – FT232

Fomos montar um projeto, e nos deparamos com um desafio. Um Arduino, com o chip conversor serial raspado (Sem informação de código), e não reconhecia em nossos computadores.

Driver FTDI Arduino Mega

Depois de muito testes e chegar a imaginar que a placa estava com defeito, o gerenciador de dispositivo nos deu a dica que precisávamos.

Driver FTDI gerenciador de dispositivo windows10

A instalação deste driver é fácil, vamos explicar ao máximo, mesmo você que não está acostumado com essas configurações você pode fazer sem medo. Abra o Gerenciador de Dispositivo, procure pelo FT232, ele vai estar destacado com um ícone informando que ele não foi reconhecido. Clique com o botão direito do mouse sobre ele, e clique em atualizar drive.

Configurando driver FTDI Arduino

Os drives para download, são o seguintes:

FT232R – Windows 64Bits
FT232R – Windows 32 Bits

Baixe o Driver de acordo com a arquitetura do seu sistema operacional, assim que o download for concluído, descompacte os arquivos (Clique com o botão direito sobre os arquivo, e procure por extrair arquivos ou extrair aqui se você tem o Winrar instalado em seu pc), pode ser na sua pasta de Downloads mesmo. Voltando a tela de atualização de driver, clique em Procurar software de driver neste computador.

Atualizar Driver FTDI Arduino

Indique a pasta onde você extraiu o driver, para isso clique no botão Procurar se você fez como estou fazendo, está na sua pasta de download do seu computador.

Procurando driver FTDI no computador

Clique em avançar, você verá uma tela de confirmação da instalação e aperte em fechar.

Sucesso na atualização do driver FTDI Arduino

Volte ao gerenciador de tarefas, você vai notar que “surgiu” mais um dispositivo que não foi reconhecido.

Gerenciador de Dispositivo FTDI Arduino

Repita o processo para atualizar drive, indique a mesma pasta de instalação como nos passos anteriores. Ao concluir, se você verificar novamente seu gerenciador de dispositivo, já teremos o endereço da porta COM pra usar na IDE do Arduino.

Sucesso da instalação do Driver FTDI Arduino

  • Atmega8 (USBasp)

Como comentado no tópico anterior,  antes de perceber que o problema era um driver, eu já havia partido pra ideia que o problema seria a própria placa, e por ela estava ligando corretamente, havia imaginado que o problema seria com o Bootloader (conheça mais sobre o Bootloader, vendo nosso post – Gravar Bootloader).  Para a nossa surpresa, nosso gravador Atmel, também não estava reconhecendo driver de instalação.

USBasp Gerenciador de Dispositivo

Pesquisando na internet, apareceu 2 formas de instalar este drive. Uma seria instalar ele manualmente, como fizemos no exemplo a cima, porém precisa desativar a assinatura de driver, que além de eu ter achado trabalhoso de mais, por fim, não funcionou. Vou explicar somente o jeito mais fácil e que funcionou perfeitamente.

Primeiramente, baixe o seguinte coletânea de Drivers:

Zanding 2.5

Descompacte e clique no instalador, confirme a instalação nas telas de segurança do Windows. Na tela seguinte, irá aparecer uma mensagem, pedindo para consultar atualizações no instalador, clique em NO.Como mencionado anteriormente, o Zanding é uma coletânea de Drivers, que você pode instalar cada um separadamente. Quando ele abre, pelo menos nos testes que fizemos, já abre na opção correta.

Driver para USBasp

Ao lado da seta verde, o driver correto é este WinUSB (v6.1.7600.16385), por curiosidade, testei todas as demais opções, e apesar de todas elas mostrar uma instalação bem sucedida, nosso gravador não é reconhecido pela IDE do Arduino, somente com o driver mencionado. Clique em Install WCID Driver

Sucesso na instalação da USBasp

Após a mensagem de confirmação de instalação do driver, o nosso USBasp já está corretamente instalado e já pode ser usado por nossa IDE do Arduino para gravar bootloader e até mesmo gravar nosso programa.

Gostou, deixe sua opinião nos comentários, ou se pro acaso esquecemos de algum conversor, nos diga que adicionamos ele também.

Escrito por Venâncio Miranda
Revisado por Jefferson Proesi


Comment 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18  +    =  24