O Que É Fita Kapton?

Jefferson Proesi 0
PARA QUE SERVE? DICA!

A fita Kapton é um tipo de película adesiva desenvolvida através de um produto conhecido como poliamida, a fita é aplicável para os mais diversos tipos de trabalhos e objetos que necessitam de um revestimento leve e resistente à temperaturas extremas.  A resistência da fita Kapton pode ser provada quando aplicada em temperaturas extremas de -269°C até 400°C (-452°F até 752°F).

Devido a sua combinação original de propriedades, a fita Kapton é ideal para uma variedade de aplicações em muitas áreas diferentes. A habilidade de manter suas propriedades físicas, elétricas e mecânicas, inalteráveis, sobre a variação de temperaturas extrema, abriu sua gama de áreas aplicáveis.

Fita Kapton

A fita kapton é um acessório ideal para bancadas eletrônicas, pois garante ao operador que seus reparos sejam efetuados sem a preocupação de causar danos à placa ou aos seus componentes. Além do que, a fita kapton possui ótima aderência à superfícies variadas, não se deformando nem mesmo em contato com temperaturas elevadas, e com o diferencial de que quando removida, não deixa grudes, resíduos ou sujeiras.

A utilização da fita kapton é ideal para proteger áreas específicas em placas de circuito impresso, inclusive durante o processo de solda por imersão (Cadinho), devido a sua não deformação em alta temperatura e em produtos químicos. Ajuda a proteger componentes sensíveis a variações de temperaturas ou até mesmo trilhas e soldas livres de chumbo, que podem apresentar defeitos se submetido as altas temperaturas.

A fita Kapton pode ser usada em uma enorme e diferente gama de trabalhos e situações.

Sua utilização vai desde a proteção de placas de circuito impresso e componentes durante os processos de Reflow e Reballing, a utilização no revestimento de trajes espaciais, até a isolação de fiação elétrica em aeronaves civis e militares;

Dica: cuidado ao aplicar a fita Kapton em operações de retrabalho em placas de circuito impresso.

                A correta aplicação para essa finalidade é feita de forma com que não haja nenhuma bolha ou extremidade sem contato. Caso haja, o calor aplicado sobre a placa pode danificar componentes.

                Da mesma forma, se aplicado fluxo de solda por exemplo, o mesmo pode entrar por baixo da fita, cancelando suas propriedades adesivas e fazendo com que o calor chegue a componentes que precisem de proteção, além de contaminar toda a área afetada.

E ai, o que achou da matéria?

Conta pra gente nos comentários.

Até a próxima!

Escrito Por:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  +  49  =  57