Pasta Térmica

Jefferson Proesi 0

Como Aplicar

O controle do calor é um assunto que merece consideração na hora de montar ou fazer a manutenção em um computador. Aquecimento excessivo pode acabar com as peças mais sensíveis e, se estiver fazendo overclocking, o problema será ainda maior. Saber como aplicar a pasta térmica corretamente é fundamental para fazer o resfriamento adequado do computador. Siga os passos abaixo e aprenda como fazer.

  1. Prepare a Superfície

Escolha a pasta térmica adequada. A maioria dos componentes das pastas térmicas é de silicone e óxido de zinco, enquanto que os componentes mais caros contêm excelentes condutores como prata ou cerâmica. A vantagem das pastas térmicas com prata ou cerâmica é que fazem a transferência de calor de forma mais eficiente. No entanto, pastas térmicas simples são suficientes para as necessidades da maioria das pessoas.

  • Se estiver planejando fazer overclocking no computador, tente encontrar pasta térmica composta principalmente de prata, cobre e ouro. Esses são os melhores metais condutivos que pode haver na pasta.
Pasta térmica Prata
    Pasta térmica comum
  • Limpe a CPU e as superfícies dissipadoras de calor

Passe levemente pela superfície um cotonete embebido com álcool isopropílico. Quanto maior a porcentagem de álcool, melhor. Setenta por cento já é suficiente, mas se encontrar com 90 por cento, será ainda melhor.

Resultado de imagem para toothbrush
  • Lixe as superfícies do dissipador de calor e do processador, se necessário.

 O ideal é que as duas superfícies que se encostarão estejam totalmente planas, o que eliminaria totalmente a necessidade da pasta térmica. Se a base do dissipador de calor estiver áspera, lixe-a com uma esponja própria e úmida para depois polir deixando a superfície mais plana. Essa técnica não é sempre necessária, a não ser que esteja em busca de um desempenho perfeito de resfriamento.

  • A pasta térmica é projetada para preencher as lacunas e imperfeições nas superfícies que está unindo. Já que as técnicas modernas de produção não conseguem produzir superfícies livres de imperfeições, a pasta térmica será sempre necessária.
Resultado de imagem para gadget
  • Anexe o dissipador de calor ao processador

Instale o dissipador de calor fazendo pressão igual em todos os lados para que a gota de pasta que pingou na superfície se espalhe por ela. Uma camada fina e uniforme se formará preenchendo os espaços e evitando acúmulos desnecessários.

  • Com a aplicação do calor, a pasta ficará mais fina e se espalhará ainda mais em direção às bordas. É por isso que é importante usar pequenas quantidades de pasta pois o pouco vai longe.
Resultado de imagem para revolver
  • Evite retirar o dissipador de calor após tê-lo instalado

Pode ser difícil verificar se a pasta foi aplicada corretamente. Se quebrar o selo criado quando instalou o dissipador, será necessário reiniciar o processo, primeiro limpando toda a pasta e depois reaplicando-a.

  • Reconecte a ventoinha à placa mãe

O fio da ventoinha da CPU deve ser conectado ao soquete da ventoinha, pois tem função MLP que permite que o computador ajuste automaticamente a velocidade da ventoinha sem mudar a voltagem.

  • Reinicie o sistema.

erifique se a ventoinha está rodando. Entre na BIOS pressionando as teclas F1 ou Del durante o POST (Auto teste de partida). Verifique se a temperatura está normal. A temperatura da CPU deve ficar abaixo de 40ºC quando estiver inativa e o mesmo para a GPU.

Dicas

  • Após limpar a superfície com álcool, não toque nela com o dedo sem proteção. A pele dos dedos tem óleo que danificará a superfície e a ventoinha.
  • É muito comum que a pasta térmica tenha o que chamam de adequação, que é quando a pasta fica mais eficiente e continua a reduzir a temperatura. Às vezes esse período é muito curto mas é comum durar até 200 horas.
  • Se usar luvas de látex para espalhar a pasta térmica pela superfície, verifique se não têm pó. Se cair pó na pasta térmica, o dissipador de calor será muito prejudicado.
  • Pasta térmica fina é ideal, enquanto que a pasta térmica grossa diminui a taxa de transferência de calor. A pasta térmica serve para preencher os espaços entre o chip e o dissipador de calor.

Avisos

  • Limpar as superfícies com produtos à base de óleo prejudicará totalmente o desempenho da ventoinha. Eles preencherão de forma prematura e definitiva os espaços que deveriam ser preenchidos pela pasta térmica, impedindo que a pasta faça o trabalho que deveria. Se usar um produto à base de óleo e aplicar a pasta térmica por cima, as ventoinhas jamais terão bom desempenho.

E ai, o que achou da matéria?

Até a próxima!

Deixe a sua opinião nos comentários.

Escrito Por:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  +  3  =  6