Álcool Isopropílico

Jefferson Proesi 0

Dicas e Precauções

O Álcool isopropílico também é conhecido como isopropanol ou propano-2-ol.

Utilização:

O álcool isopropílico pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso a hipótese de oxidação das peças é quase nula. É também e bastante utilizado na indústria gráfica, na composição da solução de molha do processo de impressão offset. Também utilizado em produtos de limpeza de superfícies de vidro, misturado com detergente não-iônico muito utilizado em produtos específicos para limpeza de lentes de óculos e em detergentes enzimáticos.

O Álcool Isopropílico é indicado para limpeza de peças já usadas e depois ficaram algum tempo paradas ou algum componente. O álcool elimina qualquer eletricidade estática do componente parado. Ex: Placa de vídeo, placa de rede, placa de som, memória, placa lógica de HD e etc.

Exemplo de uso:

É recomendado sempre de remover toda a poeira antes de aplicar o liquido. Se tratando de alguma placa lógica, ex. placa mãe de computadores, que possua bateria, antes de usar o Álcool Isopropílico retire a bateria, pois como o álcool é um líquido, sem a retirada da bateria antes, você pode causar um pequeno curto.

Outro exemplo

Pode ser utilizado para limpeza da placa lógica de Smartphone, caso a mesma esteja oxidada.

Mais antes da limpeza deve-se retirar componentes como o microfone e alto falante para não haver danos.

Cuidados no manuseio:

O Álcool Isopropílico e levemente tóxico se ingerido ou absorvido pela pele, podendo causar lesões na córnea. Seus vapores têm efeito anestésico, podendo causar tontura. Em caso de ingestão ou contato prolongado, deve-se lavar a área afetada com água em abundância e procurar auxílio médico.

E ai, o que achou da matéria?

Até a próxima!

Deixe a sua opinião nos comentários.

Escrito Por:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9  +  1  =