O que é um Resistor?

O que é um Resistor ?

Resistor é um componente eletrônico utilizado para limitar ou direcionar a corrente elétrica por um determinado circuito. O valor ou nomenclatura de um resistor, é medido e chamado Ohms.

Funcionamento do resistor

Para entender um pouco o funcionamento do resistor, podemos comprar com uma torneira de água. Quando aumentamos o valor da resistência (Ohms) ele diminui o fluxo de corrente e quando diminuímos o valor da resistência ele aumenta o fluxo de corrente. A comparação com a torneira de água é para “facilitar” o entendimento do fluxo. Quando abrimos a torneira, aumenta o fluxo de água. Quando fechamos a torneira o fluxo de água diminui.


Claro que não podemos generalizar ou “tabelar” um resistor a uma corrente fixa. A Tensão aplicada no resistor é de total importância para definir a corrente que o resistor vai “deixar” passar e também para definir a potência (Watts) do resistor.

Todos os resistores possuem uma dissipação térmica, essa dissipação térmica é chamada de watts. O processo de limitação de corrente no circuito e queda da tensão, gera um aquecimento. Esse aquecimento precisa ser dissipado pelo resistor. Por isso o mercado possui resistores de diversas potências e resistências. A potência e resistência correspondem a uma aplicação específica para cada projeto.

Como calcular um resistor

Todos os valores e grandezas de um resistor são calculados usando a Formula da Lei de Ohm e suas variações.
Segue as principais formulas que você poderá precisar:

Como fazer a leitura de um Resistor ?

Você pode saber o valor de um resistor de 2 formas: Medindo com um multímetro, usando a escala para resistência ou Lendo código de cores gravado no corpo do Resistor.

Acompanhe a baixo um exemplo de como ler resistor de 4 faixas e para resistor de 5 faixas.