Bateria de Lítio
ENTENDENDO O FUNCIONAMENTO:
Hoje em dia, há diversos tipos de bateria, com diferentes tipos de composição química. Por exemplo, a bateria de lítio, que se tornou uma tendência no mercado de uns doze anos para cá. Ela é relativamente mais barata de se fabricar e rende muito mais que outras baterias com composição química diferente.
COMPOSIÇÃO DA BATERIA DE LÍTIO:
A bateria de lítio tem 4 partes internas principais, que são:
Anodo:
Composto por grafite, no qual a carga positiva flui, ou seja, recebe elétrons.
Catodo:
Composto por óxido de cobalto, que seria a parte negativa, a qual cede elétrons.
Separador:
Sua função é separar o óxido de cobalto do lítio. Geralmente ele é composto por um material semipermeável, o qual deixa passar apenas um tipo de elemento – nesse caso, os íons lítio.
Curiosamente, o separador é encharcado com solvente (geralmente éter).
Camada de íons de lítio:
Fica separada do óxido de cobalto.
FUNCIONAMENTO DA BATERIA DE ÓXIDO DE LÍTIO E COBALTO
As lâminas internas, que compõem seu catodo e anodo, são compostas de óxido de cobalto, íons de lítio, cobre e grafite. Quando a bateria entra no processo de descarga, os íons de lítio percorrem do anodo para o catodo, passando através do separador e se ligando ao óxido de cobalto. Quando isso ocorre, sobra basicamente 1 elétron por íon de lítio, o qual é capturado pelo anodo de grafite, que o leva para fora para fornecer carga.
Quando não há mais íons de lítio para serem transportados, a reação química acaba, fazendo com que a energia da bateria esgote.
Quando recarregamos a bateria, o processo inverso ocorre, fazendo os íons de lítio retornar para seu lugar novamente.
Um fato importante a ser salientado, é que uma bateria de lítio jamais deve ser usada até consumir toda sua matéria interna. Por isso, há um circuito inteligente de proteção na bateria, o qual evita que toda carga seja consumida. Deste modo, o composto interno da bateria é preservado para que não seja totalmente consumido e ocasione seu fim.
USO DA BATERIA DE LÍTIO
A bateria de lítio é utilizada em Smartphones, notebooks e câmeras digitais. Nos dias atuais, ela está sendo substituída, gradativamente, pelas de polímero de lítio, as quais tem maior vida útil e permitem ao engenheiro desenvolver produtos mais finos ou com formas diferentes.