ATtiny85
Programando com a IDE do Arduíno
Na postagem anterior sobre o ATtiny85, tivemos uma noção básica do seu funcionamento. Hoje vamos dar os primeiros passos na programação, utilizando a IDE do arduino. Para perfeito funcionamento, é preciso instalar os drivers USB da placa, e fazer alguns procedimentos de configuração.
Primeiro passo:
Baixe os drivers USB da placa, em seguida descompacte. Na pasta “Digistump Drivers” execute o arquivo “Install Drivers”.
Segundo passo:
Após a instalação dos drivers, abra a IDE do arduino, e vá até o menu ARQUIVO > PREFERÊNCIAS.
Na tela de Preferências do programa, coloque no campo URLs Adicionais para Gerenciadores de Placas a URL abaixo:
http://digistump.com/package_digistump_index.json
Clique em ok e feche a tela.
Terceiro passo:
Vá no menu FERRAMENTAS > PLACAS > GERENCIADOR DE PLACAS:
Na tela do Gerenciador de Placas, procure por Digistump AVR Boards e clique em instalar:
Aguarde instalar e feche o gerenciador de placas.
Abrindo novamente o menu FERRAMENTAS > PLACAS, já podemos ver as placas disponíveis.
Selecione a placa Digispark (Default – 16.5mhz), em seguida vá ao menu Arquivo -> Exemplos da IDE. Observe que foram adicionados uma série de exemplos que estão disponíveis para uso:
Vamos carregar o exemplo Digispark_Examples -> Start, que fará piscar o led da placa do ATtiny85. Exemplo semelhante ao Blink que usamos no arduino.
Quarto passo:
Hora de transferir a programação para a placa ATtiny85. Vamos nos atentar para uma pequena diferença na hora de transferir o programa para a placa.
Para programar o ATtiny85, desconectamos a placa do computador, e ao clicar no botão CARREGAR, aguardamos a mensagem” Plug in Device Now” para conectarmos a placa.
Após carregado, você verá que o LED começou a piscar no ATtiny85. Feito isso, é só usar a sua imaginação para fazer novas programações!
Até a próxima!
E ai, o que achou da matéria?
Deixe a sua opinião nos comentários.
Escrito Por: