Monte sua própria TV Corporativa com Raspberry PI 3

Venancio Miranda 0

Já foi em um consultório, ou escritório e havia uma televisão passando conteúdo sobre o lugar, ou na fila da lotérica, uma televisão passando noticias e vídeos engraçados para te distrair da espera? Vamos além, quando você ia em uma rede grande de Fast Food ou em Shoppings, aqueles display passando diversos conteúdos. Nunca se perguntou Como Funciona?

Seu dia de sorte, vamos te explicar como montar a sua própria TV corporativa de forma simples e com aplicativo Open Source.

TV Corporativa ou Digital Signature

Tv corporativa é um veiculo muito interessante para você comerciante ou empreendedor. É um “Canal” onde você exibe aos seus clientes, promoções diversas, informação sobre a empresa, produtos e por que não, exibir vídeos engraçados e hipnotizantes que prendam a atenção de seus clientes e os distraía da espera. O conceito da TV digital está mais presente na sua vida que você pode imagina, exemplos variados de aplicação. Terminais Urbanos, os monitores que informam horários dos Ônibus, redes de fast Food, que enquanto você esta na fila do caixa para fazer seu pedido, e atrás do atendente esta sendo exibido fotos fantásticas de lanches, e pra finalizar, aquele outdoor a LED, que fica trocando publicidade.

Você pode afirmar, que tem uma TV que já faz isso com um pen drive. Nos usávamos a mesma técnica, e abandonamos, por gerar muito trabalho, você precisa tirar o pen drive, o conteúdo obrigatoriamente tem que ser em vídeo e precisa colocar no formato que a TV consiga reproduzir.

Usando a Raspberry rodando o programa Open Source (Com código aberto e gratuito), você gerencia o conteúdo de qualquer computador da sua Intranet, você pode adicionar vídeos sem se preocupar se vai rodar (Sempre uso vídeos no formato MP4, não testei outras extensões) e o grande diferencial, você pode colocar links de sites também para exibir.

É uma opção que faz muita diferença, colocamos na nossa TV Previsão do Tempo (Clique para ver a pagina), Brilhante não acha?

Aplicativos para gerar conteúdo

Na nossa pesquisa sobre aplicativos para montar nosso painel de publicidade, saiba que não existe somente a opção que estamos te oferecendo. Mas a proposta que montamos é a única com um “Sistema” próprio para Raspberry, Gratuito, com material diversificado para apoio, com acesso remoto.

A Raspberry é a uma ferramenta incrível, ela é um computador do tamanho de um cartão de credito. Outra forma de fazer isso uma Painel de publicidade, seria realmente usar um computador, mas, ai já fica mais difícil pra você esconder todo material necessário para instalar, você teria um custo maior e uma dificuldade estética maior.

Material Necessário

Downloads

Primeiro precisamos baixar e instalar o programa que grava a imagem do Screenly no Cartão. Conheça o Etcher:

Segundo passo, vamos baixar a imagem do Screenly, e gravar no Cartão. Você pode pesquisar pelo screenly e o site vai te indicar a pagina do GitHub. Não me considero um leigo, mais tive muita dificuldade de achar o lugar correto de fazer o Download. Decidi facilitar um pouco deixar o link direto pra download, com a imagem que usamos, lançada no mês de Julho de 2020.

Se você preferir por tentar achar você mesmo o link e/ou procurar por uma versão mais atualizada, está é a pagina do GitHUb.

Mãos a Obra

Plug o cartão de memória no computador com o auxilio de um adaptador ou de leitor cartão SD. Agora, abra o Etcher.

Clique em Flash From File

E selecione a o arquivo que vai ser transferido pro cartão.

Clique em abrir, próxima etapa selecionar o cartão de memória. Clique em Select Target.

Após Selecionado o cartão, basta apertar Flash.

Aguarde a conclusão da gravação. Pode acontecer de o seu computador pedir permissão para executar um prompt de comando. Não se preocupe, faz parte do processo. Pode aceitar sem medo.

Quando a gravação da imagem encerrar, você vai ver a tela a baixo, feche o programa. Remova o Cartão de Memória, coloque em sua Raspberry. Muito fácil não é?

Vamos agora ver como adicionar programação?

Acompanhe o post: Criando conteúdo para TV Corporativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

40  +    =  49