Criando conteúdo para TV Corporativa.

Venancio Miranda 0

Se você faz atendimentos presenciais, uma forma de você entreter seus clientes, informar e distrair da espera é com a ajuda de “Tv Corporativa“. Com ela você pode mostrar fotos e vídeos e tem como diferencial poder exibir paginas web.

Na postagem anterior aprendemos a baixar a imagem e gravar no cartão, e adicionar conteúdo.

Screenly – Montagem e Configuração

Preparando a Raspberry…

Vamos colocar o cartão com a imagem do Screenly gravada na parte de baixo da Raspberry, que já está montada no Case:

Por mais que a Raspberry tenha wifi, instalação inicial do Screenly deve ser feita com cabo de rede. Conecte o cabo de internet.

Conecte também os cabos de alimentação (Fonte 5 Volts com conector Micro USB) e Cabo HDMI. Talvez você queira usar uma TV que tenha somente entrada VGA, você pode usar conversor HDMI para VGA,você também pode contar com a saída de vídeo e som RCA da Raspberry PI3, usando um cabo P3 4 polos, RCA com a seguinte configuração.

  • Amarelo é a saída de Vídeo
  • GND é a posição de aterramento do cabo, na Raspberry PI3, a posição é esta. Se o cabo que você usar estiver em outra posição, não vai funcionar.
  • Branco e Vermelho são saídas de som.

Com todos os cabos conectados, ligue a fonte na tomada, depois de alguns segundos, irá aparecer imagem na sua TV, algo semelhante a imagem a baixo:

O Screenly é totalmente configurado pela Intranet, ou seja, de qualquer computador plugado na mesma rede que a Raspberry estiver, você pode fazer a adição ou gerenciamento do que está sendo reproduzido. Quando o software terminar de se carregar, ele vai exibir na tela o numero de IP no qual ele está configurado. Anote esse numero de IP, e faça o acesso de qualquer computador, na mesma rede. Veja o exemplo:

 

Configurando a partir do Navegador

Abra o navegador de sua preferência e digite os números que apareceram na tela do Screenly, somente os números com pontos, sem o HTTP://. Desta forma:

Bem vindo a Tela de configuração do Screenly, ela é em inglês mais é bem intuitiva e simples de mexer.

Tela inicial

Abas de configuração

 

  1. Schedule OverViewVisão geral da programação: Nesta Aba, você tem acesso a todo conteúdo, ativo e inativo que será exibido e acesso, ordem de exibição, agendamento da reprodução  e adição de nova mídia.
  2. Integrations – Integração: Oferece a opção de rodar conteúdos oriundos de outras plataformas, como por exemplo o PowerBi, essa opção está inativa na versão Freeware.
  3. Settings – Configurações: Nesta aba você consegue definir por qual porta o vídeo vai ser transmitido (HDMI ou RCA), se a tela com numero de IP será visível ou não, atualizar sistema, gravar ou gerar backup, gravar o conteúdo em um cartão USB e reinicia e desligar o screenly.
  4. System Info – Informação de Sistema: Exibe as informações sobre ocupação do cartão de memória, tempo em que a programação está rodando e logs de sistema.

Controle de conteúdo:

5. Previous Asset – Conteúdo Anterior: Ao pressionar este botão, você exibe conteúdo anterior ao que está sendo reproduzido na sua tela.

6.Next Asset – Próximo Conteúdo: Ao pressionar este botão, você exibe o próximo conteúdo na lista de exibição.

7. Add Asset – Adicionar Conteúdo: Clique neste botão para ter acesso as opções para adicionar mídias (fotos e videos) ou paginas WEB. Veja mais informações…

8. Lista de conteúdo: Cada linha é um conteúdo programado, e cada linha é a programação como cada um está definido.  As três pequenas barras que aparecem no inicio de cada linha, serve pra você literalmente arrastar e alterar a ordem de exibição do conteúdo.

9. Start – Inicio: O Screenly oferece a possibilidade de você programar o conteúdo a ser exibido em um terminado período. Este campo mostra a partir de quando o conteúdo está programado para começar a Rodar.

10. End – Fim: Segue o mesmo raciocínio do Start, porém agora exibe até que data o conteúdo está programado para ser exibido.

11. Duration – Duração: Exibe a duração de tempo em segundos que o conteúdo vai ficar exibido.

12. Activity – Ativo: clicando neste botão você consegue ativar ou desativar exibição do conteúdo, quando verde conteúdo está ativo e será exibido, quando cinza, conteúdo inativo, e não será exibido.

13 – Configurar conteúdo: Caso você precise fazer alguma atualização ou alteração no conteúdo que está sendo exibido, como agendamento, duração ou local de origem, clique no lápis para abrir o menu de opções.

14 – Excluir conteúdo: Clique na lixeira para excluir um conteúdo que não irá mais ser usado.

15 – Inactive Assets – Conteúdo Inativo: O conteúdo que não está ativo, fica organizado separadamente neste parte da tela. Ao ativar, ele volta a ser exibido na parte superior.

Adicionar conteúdo – Add Asset

Temos 2 tipos de conteúdo que podemos adicionar, midia (foto e vídeo) ou paginas da internet.

Assim que clicamos na opção Add Asset, veremos esta tela.

Adicione o link (URL) da pagina que você gostaria de exibir, testamos com paginas de produto da loja e ficou com um ótimo resultado. Testamos com uma pagina do you tube, mas a plataforma não conseguiu reproduzir. Ou seja, não é qualquer pagina que você vai conseguir reproduzir.

Se você quiser adicionar uma mídia, clique na Aba Upload. Com ela você vai poder carregar esse conteúdo para o cartão de memória.

Pressione Add Files para indicar onde está o arquivo está salvo no seu computador, ou arraste da pasta e solte sobre o quadrado tracejado. Quando o arquivo for carregado, irá aparecer apenas uma mensagem no rodapé informando que o arquivo foi carregado com sucesso. Após isso, pressione Back to Assets. Na tela principal, o conteúdo recém adicionado vai estar na área de conteúdo inativo, ative para que ele seja exibido.

Aba Configurações – Settings

A aba de configuração, lhe oferece alguns ajustes básicos, confira a baixo:

Mostrar tela inicial – Show splash screen: Está opção, exibe a tela inicial com o numero de IP de instalação da Raspberry. Você pode desabilitar essa tela, desativando está opção.

Saída de Áudio – Audio OutPut: Define qual saída vai ser usada, HDMI ou RCA.

Formatado Data – Data Format: Define como a data será exibida.

Reboot Screenly – Reiniciar: Clique nesta opção para reiniciar a Raspberry, recomendado caso você tenha feito alguma configuração recente ou problemas com conexão. Não recomendado Reiniciar a placa, desligando ela diretamente da fonte, isto pode acabar por danificar o cartão de memória ou até mesmo a programação.

Shutdown Screenly – Desligar: Para desligar a a placa, clique neste botão e aguarde alguns segundos. Não indicio que a raspeberry seja desligada, sem antes de encerrar a execução, através desta opção.

System Info – Informações do Sistema

Está aba serve para que você possa acompanhar o funcionamento da Raspberry, nela você pode acompanhar, capacidade livre no cartão, memória usando em sua placa, informações sobre o monitor que está sendo usado, e até mesmo últimos Logs gerados pelo sistema.

Se ficou com alguma duvida, deixe sua pergunta ou opinião nos comentários que vamos ajudar !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13  +    =  22