Faça seu Estúdio Fotográfico em Casa com Lâmpadas Avant

Venancio Miranda 0

Quer bater fotos profissionais, com boa iluminação e um fundo branco? Hoje vamos te explicar como. Montamos um estúdio de fotos pequeno em parceria com a Empório da Arte e também, a algum tempo, temos nosso estúdio de filmagens, de onde saem nosso conteúdo em forma de vídeos. Existe apenas um segredo para fotos incríveis, Iluminação.

Tudo começou com…

Aquele ditado que diz, uma imagem fala mais que mil palavras, pensando nisso a Empório da Arte em Palhoça – Santa Catarina, sugeriu um postagem para nosso Blog, como montar um estúdio para fotografia, para que com o uso do celular fosse possível tirar fotos “profissionais” e com baixo investimento.  A pandemia acelerou a necessidade de lojistas e comerciantes em ter um e-commerce, afinal, hoje você precisa mostrar seu produto para seus clientes, pelo Instagram, whats app e facebook, e não apenas mostrar, você precisa impactar ele, a imagem do produto por si só já precisa conquistar o cliente. E você não vai conseguir isso com uma foto escura, sem nitidez, e que não valorize seu produto.

Desafio proposto, foi um estúdio simples, com baixo investimento e com uma área útil de 50 x 50 x 50 centímetros.

Teoria – Explicando funcionamento

Se você pesquisar na internet vai encontrar que, a palavra Fotografia vai encontrar o seguinte significado:
Do grego phosgraphein, que significa literalmente “marcar a luz”, “registrar a luz” ou “desenhar na luz”. 

(Texto retirado do site https://www.dicionarioetimologico.com.br/fotografia/ em 01/06/21)

Ou seja, a luz é uma parte vital do projeto, não só apenas a luz, mas como ela vai “Afetar” a peça. Não teria escolha melhor para fazermos que usar lâmpada a Led, pelas seguintes vantagens:

– Menor consumo;
– Luz Branca (para tons acima de 5.000K );
– Baixo aquecimento;
– Vida Útil Longa

Usamos as lâmpadas da linha Avant para montar nosso projeto, por elas possuem um difusor em policarbonato leitoso, que aumentam a abertura do facho de luz emitidas por um Led. Normalmente o facho de luz do led é em torno de 60°C, Porém as lâmpadas a LED Avant no modelo E27 possuem abertura de 120°C e na linha de sobrepor, pode chegar a 200°C. Esse difusor aumenta a área iluminada e a distribuição de luz.

Faixo de abertura da lâmpada LED

Para garantir que a luz se propague igual por toda a peça, nós vamos usar um pano ao redor do estúdio, e abaixo das lâmpadas. Usamos TNT em nosso projeto, baixo investimento, melhora a distribuição uniforme da luz, impede a formação de sombras na peça a ser fotografada, e como bônus, ficamos com um fundo Branco.

A ideia do projeto e a forma de funcionamento está explicada, você pode montar da forma que ficar mais fácil pra você, pode ser montado usando papelão, madeira, mas a baixo vamos deixar a lista de material usada e a sequência de montagem usada.

Lista de Material

Parte Elétrica:
– 01 Lâmpada Sobrepor 12W 6500K
– 02 Lâmpada 9W E27 6500K
– 02 Soquete E27
– 03 metros de fio 1,5mm preto e vermelho (Na cor de sua preferência)

Opcionalmente você pode usar chaves para fazer o acionamento de cada lâmpada individualmente.
– 03 chave gangorra

Estrutura – Material em PVC
– 04 Barras de cano de 25mm
– 18 Tee de 25mm
– 08 Joelho de 25mm
– 01 Cola de cano

Sequência de montagem

Vamos começar cortando as barras de cano, vamos precisar de:


– 15 pedaços de 50 cm
– 12 pedaços de 10 cm
– 04 pedaços de 5 cm
– 04 pedaços de 30 cm (Não estão presente na foto acima)

Vamos começar a montagem da nossa armação de cano. Separe:

  • 8 pedaços de 50 Cm
  • 8 TEE de 50

Use 4 pedaços de 50 cm e cole juntamente com 4 TEE. Cole todas as peças alinhadas, para nossa armação não ficar torta.

1° Etapa

Para fazermos a parte de baixo, vamos da moldura, separe 4 Joelhos e 4 pedaços de 10 Cm.

Passo 2

O Resultado da base do nosso estúdio deve ser este. Dica: use um pedaço de 50 cm de cano para ajustar o alinhamento dos joelhos antes que a cole seque.

Passo 3

Nossa Base está pronta, agora vamos montar a estrutura intermediaria, vamos pegar a base anterior que já ficou colada e vamos adicionar. Separe:

  • 4 TEE
  • 4 Pedaços de 10 Cm

 

Agora nosso estúdio vai começar a dar forma, vamos colar as colunas. Assim vamos ter a “Área Útil” do nosso estúdio pronta. Separe:

  • 4 pedaços de 50 Cm;
  • 4 joelhos;
  • 4 pedaços de 5 Cm;

Cole os 4 pedaços de 50 cm, como colunas entre as base inferior e a intermediaria que já deixamos prontos. Na sequencia, cole na ponta dos TEE um pedaço de 10 Cm, seguido por um Joelho, e na sequencia, cole um pedaço de 5 cm. O resultado esperado, é este:

Dica: Durante a montagem, cuide sempre do alinhamento das conexões, se elas ficarem tortas, pode interferir na montagem das próxima etapas e na estética. Agora vamos a Reta final. Vamos Montar a estrutura onde vão ser presa as limpadas, vamos fixar uma lâmpada ao centro de cada suporte lateral e uma no centro da estrutura central do estúdio. separe:

  • 06 TEE
  • 03 Pedaços de 50Cm

Cole um TEE na ponta de cada pedaço de 50 cm de cano, e cole na ponta de Joelho. Na foto abaixo, você pode ver o conjunto já colado no estúdio. No chão na foto, se você ficou em duvida, pode visualizar o conjunto de 2 TEE e com o cano de 50cm.

Lembra que estava comentado que havia 4 pedaços de 30 centímetros, que não estava na listagem, esse ponto do tutorial foi preciso deixar pra medir agora no final. Simples por que precisei deixar pra medir depois de tudo montado. Nesse ponto vai ser necessário um pouco de força e paciência. Puxe a estrutura e cole os pedaços de 30 cm, juntamente com o conjunto que ficou sobrando anteriormente. A montagem vai ficar assim:

O próximo passo é a fixação da lâmpada. Sendo sincero, estava tão entusiasmado que esqueci de registrar esse momento. Você pode escolher, pode simplesmente prender a fiação com abraçadeira plástica (Solução mais simples) ou escolher esconder a fiação por dentro do cano (Mais demorado, porém com melhor acabamento). Eu optei pela segunda opção. Veja o resultado final na próxima foto, acaba sendo um spoiler do próximo passo, que é a fixação do tecido.

Pulo do gato para Fotos sem Sombra

Aplicando o Tecido

Essa parte da montagem do projeto, eu tive ajuda, faltou um pouco de habilidade com o tecido. Mas não foi nada complicado, o tecido foi cortado num tamanho aproximado, e com a ajuda da cola quente, fomos fixando o tecido ponto a ponto. Foi usado para fixar o tecido:

  • 02 metros de TNT branco
  • Pistola de cola quente e cola quente
  • Nylon

Colado o TNT que vai fazer a função de quebrar a luz direcionada do LED, agora é só começar a aproveitar seu estúdio e fazer fotos profissionais. A técnica é a mesma caso você queira montar um estúdio com dimensões maiores ou menores.

Este é o resultado do nosso projeto finalizado e já em uso:

Gostou do projeto?

Deixe sua opinião nos comentários? Se você tiver alguma ideia, Faça como o pessoal da Empório da Arte que entrou em contato conosco, sugeriu a ideia do projeto e inclusive participou da montagem. Fica nosso agradecimento.

 

Não deixe de conferir, Monte sua própria TV Corporativa com Raspberry PI3

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

69  +    =  75