Kit Arduino Iniciante – Projeto 1 – Usando semáforo

Aprender pode e deve ser divertido!
O Modulo Semáforo é um projeto que você pode usar para brincar com seus filhos. Com ele você consegue fazer uma simulação de um semáforo real. Vermelho ( parar ) Amarelo ( atenção ) Verde ( prossiga ) a maquete e o projeto depende somente da sua criatividade.
Este modulo, já vem com os resistor limitador inclusos para cada LED, soldados a própria placa, o que a torna muito pratica, só ligar na saída do seu Arduino e usar. Veja detalhe a baixo:
Mãos a Obra !!!
Montamos nosso projeto de forma simples, você pode montar o seu como achar melhor.
- 04 Palitos de picolé (Você pode comprar em pacote em um bazar ou papelaria ou conseguir de um jeito mais saboroso);
- Cola ( a que você preferir Bastão, Tenaz, super Bond…)
- 01 Modulo semáforo;
- Jumper;
- Abraçadeira plástica ou parafuso (fixar o modulo nos palitos);
- Fita crepe (Acabamento dos cabos)
Corte os palitos e cole. Cortamos 2 dos 4 palitos exatamente na metade, para podermos fazer o braço a 45°, e uma apoio no pé, para o semáforo ficar firme e não tombar.
Ao final, o suporte deve ficar parecendo com este aqui:
Use a abraçadeira para fixar o modulo no poste para semáforo que construimos com os palitos. Dobre os cabos e os prenda usando a fita crepe.
O nosso resultado final foi este:
Vamos Codificar !!!
Este código é bem simples, servirá como base pra você.
#define amarelo 13 //define que a palavra amarelo equivale ao pino 13 #define verde 12 #define vermelho 11 void setup() { pinMode(vermelho, OUTPUT); //define pino 11 como saída pinMode(amarelo, OUTPUT); pinMode(verde, OUTPUT); } void loop() { //Sequencia 3: Led Verde ligado digitalWrite(vermelho, LOW); digitalWrite(amarelo, LOW); digitalWrite(verde, HIGH); delay(5000); //Sequencia 2: Led Amarelo ligado digitalWrite(vermelho, LOW); digitalWrite(amarelo, HIGH); digitalWrite(verde, LOW); delay(1000); //Sequencia 1: Led Vermelho ligado digitalWrite(vermelho, HIGH); digitalWrite(amarelo, LOW); digitalWrite(verde, LOW); delay(10000); }
Explicando o código…
#define – associa uma palavra a um valor constante ao programa. No momento que o compilador gerar o código que irá ser gravado a sua placa de desenvolvimento, esta palavra será substituída pelo valor que ela representa. Desta forma, fica mais fácil de você compreender o que cada função do código faz e de realizar alterações futuras nele.
pinMode(Pino, Função) – O arduino, pode ser usado em vários projetos e com varias configurações diferentes. Para isso, você precisa declarar como você quer usar cada saída. Ela poder definida como OUTPUT(Saída), INPUT(Entrada) e INPUT_PULLUP(Entrada com resistor de Pull UP).
digitalWrite(Pino, Estado) – Use está função para definir o estado de um pino, declarado anteriormente como saída. Você pode definir o pino em 2 possíveis estados; HIGH (tradução literal seria “Alto”), quando você define a saída como alto, você está ligando ela, deixando ela com um nível lógico alto, que é 5V (Na maioria dos microcontrolador, alguns microcontroladores, este valor de tensão para nível alto pode ser de 3,3V). LOW quando a saída recebe este estado, você define que ela vai ter um nível lógico baixo, você está desligando a saída, ficando com 0V.
delay(tempo) – Os intervalos estão sendo gerados atravès a função delay. Essa função irá gerar um atraso para o próximo comando, e ela é definida em milissegundos, por isso que você vai encontrar no código, este comando “”delay(5000); “” que vai gerar um intervalo de 5 segundos na execução do programa. Importante, durante o delay, o programa fica travado, não executa nenhum outro comando.
Ficou com duvida? Deixe sua duvida nos comentários que nos te ajudamos.
Gostou? Vamos tentar mais um projeto?
Escrito por: Venâncio Miranda
Revisado por: Jefferson Proesi