LED – O que é e como funciona?

     0

Olá,

Acompanhe o que vamos apresentar e/ ou avance no tópico que mais lhe interesse neste post:

O que é um Led?

LED é uma abreviatura de Light Emiter Diode, que na sua tradução significa Diodo emissor de luz. Como seu próprio nome diz, ele é um diodo, conduz somente em um sentido do anodo para o catodo, no sentido oposto ele bloqueia ele não permite a passagem da corrente elétrica.

A imagem a cima é a forma como você vai encontrar um LED representado em esquemáticos e desenhos de placas. Esta simbologia, representa o seu funcionamento, para qual sentido ele conduz a corrente e acende e para qual sentido ele bloqueia a corrente e permanece apagado.

Essa detalhe do seu funcionamento, é muito importante, inclusive é muito conveniente em alguns projetos.

Como Identificar a polaridade de um LED?

Você pode identificar a polaridade de um LED de 3 Formas distintas.

1 – Pelo comprimento dos seus terminais:

Quando  está usando um LED novo, você vai observar que o comprimentos terminais são diferentes, eles tem essa diferença para indicar qual terminal é positivo e qual terminal é negativo. Veja a baixo:

A perna mais comprida é o terminal positivo (Ânodo) e a perna mais curta é a negativa (Cátodo).

2 – Chanfro:

Se você observar atentamente, notara que na lateral do LED, na mesma posição dos terminais, ele tem um lado, que não está perfeitamente redondo, como se tivesse sido lixado. Este detalhe, é um chanfro e serve como marcado do terminal negativo. É uma forma saber a polaridade, quando o mesmo já está com os terminais cortado e o LED soldado a placa ou a fios.

Em LEDs alto brilho, é mais difícil de se perceber este chanfro que no difuso. se não conseguir perceber o chanfro, a próxima dica, será a ideal pra você.

3 – Terminais internos do LED:

Outra forma de você saber a polaridade de um LED, é conferindo os terminais dentro dele. A parte metálica maior dentro de um LED é seu terminal positivo e por consequência, a chapa menor é o terminal Positivo.

Particularmente, acho esta forma a melhor para identificar a polaridade, principalmente se você estiver fazendo reparo ou Substituição.

Cor dos LEDs

Já entendemos que o LED é um diodo com a propriedade de emitir luz quando polarizado no sentido correto, os diodo são formado por materiais semicondutores(materiais que podem ou não conduzir, dependendo da forma que é utilizado ou condicionado), e no caso dos LEDs, o material que for usado para a sua construção é que vai definir a sua cor.Acompanhe a baixo:

Cor Composição
Amarelo Arsenieto de Gálio, Indio e Galio
Azul Nitreto de Gálio
Laranja Fosfeto de Índio, Gálio e Alumínio
Ultra Violeta Arsenieto de Gálio
Verde Fosfato de Gálio
Vermelho Arsenieto de Gálio

Os LEDs Branco, são são LED possuem a mesma composição do LED Azul, porém envolto com uma camada de Fosforo, o fosforo “absorve” o tom azulado da luz emitida, passando somente a luz branca.

Tensão e corrente dos LEDs

Para cada dor de LED, muda o valor de tensão de funcionamento, para que você não danifique eles, é importante que você respeite esse limite de tensão aplicada. Você pode usar como alimentação, fontes e baterias com valor maior, mas para isso é necessário que você use resistores. O resistor, terá a função de “queimar” o excesso de tensão e de limitar a corrente de funcionamento. Entenda mais em nosso próximo post…

Cor Tensão
Amarelo 2,0 Volts
Azul 3,0 Volts
Branco 3,0 Volts
Laranja 2,0  Volts
Ultra Violeta 3,4 Volts
Verde 2,5 Volts
Vermelho 2,0 Volts

Alto Brilho ou Difuso

Os terminais e o material semicondutor estão protegidos e envoltos por uma Resina de Epoxi, material resistente e com longa durabilidade. Esse material pode receber acabamento especifico para cada função esperada. Ele pode ser:

Difuso: Possui acabamento fosco, e normalmente a resina é na cor do led. Os LEDs com este tipo de acabamento, tendem a se acender por igual, tem menos concentração em um determinado ponto, o que torna ideal para uso em sinalização e indicação, uma vez que, ao olhar diretamente não ofuscar a vista.

Alto Brilho: Tem acabamento transparente, independente de sua cor, com o proposito de não haver perca de luminosidade. Seu acabamento, tem a intenção de promover um foco a luz do LED tornando sua luz concentrada, o que facilita sua percepção de longe. Ideal para iluminação, sinalização, afastada de quem observa.

Vamos começar a aplicar LED em nossos projetos?

Vamos para o próximo passo então?  Aprender a calcular o resistor.

Gostou? deixe sua opinião ou se ficou com alguma duvida, deixe nos comentários, que nos te ajudamos.

Escrito por: Venâncio Miranda
Revisado por: Jefferson Proesi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *