Kodi – Usando controle da sua Smart Tv no Kodi

     0

Caso você tenha chego até este post e tenha ficado com alguma duvida ou já não se recorda muito bem de alguma etapa anterior, veja o que vimos até agora:

Para termos uma boa experiência com o Kodi, é importante que se tenha um controle, para que você possa trocar de títulos sem sair do conforto do sofá. Por nossos testes acabamos por notar que o controle da TV funcionava no Kodi e fomos pesquisar.

O que é HDMI-CEC?

Essa função esta disponível a partir do HDMI 1.0 e foi aprimorado nas atualizações subsequentes, CEC é uma sigla em inglês que significa “controle de eletrônicos de consumo”,  e em resumo é através desta função que você pode com apenas com o controle da sua TV, usar para navegar nas opções do sua Smart Media Center. O pino 13 do seu cabo, permite uma comunicação Bidirecional entre os equipamentos.

Cada marca ou modelo de equipamento, denomina o nome que gostaria para esta comunicação entre seus equipamentos, veja as mais conhecidas.

  • AOC – E-link
  • Hitachi – HDMI-CEC
  • LG – SimpLink
  • Loewe – Digital Link ou Digital Link Plus
  • Mitsubishi – NetCommand for HDMI
  • Onkyo – RIHD (Remote Interactive over HDMI)
  • Panasonic – VIERA Link ou HDAVI Control ou EZ-Sync
  • Philips – EasyLink
  • Pioneer – Kuro Link
  • Runco International – RuncoLink
  • Samsung – Anynet+
  • Sharp – Aquos Link
  • Sony – BRAVIA Link ou BRAVIA Sync (Você talvez vá precisar usar a porta descrita como HDMI-MHL as demais portas podem não está função ativa.)
  • Toshiba – Regza Link ou CE-Link

Confira no Vídeo acima como ficou funcional nosso Kodi usando o próprio controle da Smart TV para navegar nas opções.

Mas se você está usando um equipamento que não tem mais o controle ou você faça os teste e não funcione seu controle na sua Raspberry, não se preocupe. Ainda tem como ter um bom controle.

Kore – Controle no celular

O Kore é um aplicativo oficial para Kodi, que oferece um excelente controle, com a possibilidade de visualização de conteúdo dos addons, antes de abrir ele na TV. Facilita principalmente a pesquisa de conteúdo, e a resposta dele é muito rápida. A instalação é muito simples, vamos começar configurando o Kodi para aceitar controle pela rede, até um detalhe, para o controle funcionar, celular e nossa retropie precisam estar conectados a mesma rede. Na forma que configuramos aqui, a rede(Roteador) era a mesma apesar de o celular está no wifi.

Vamos começar. Clique na engrenagem para abrir as configurações.

Depois clique em Serviços.

Em Serviços, na coluna da esquerda, procure por Controle e primeiramente ative a opção Permitir controle remoto via HTTP.

Abaixo da opção que acabamos de ativar, existem 3 configurações, Porta, Usuário e Senha. As duas primeiras (Portas e Usuário) vamos manter como está, somente escolha uma senha para sua comodidade e segurança.

Ultimo passo é ativar a opção Permitir controle remoto de aplicativos em outros sistemas. Agora vamos para o mais fácil.

Abra o Google Play e procure por Kore e instale o aplicativo em seu celular.

Após a instalação, abra o aplicativo, você verá a seguinte tela:

Ele fará uma pesquisa na sua rede e procurara por instalações do Kodi e mostrara elas pra você selecionar para qual você esta configurando no momento.

Se tiver tudo correto, clique em avançar.

Nesta tela você deve somente colocar a senha que foi definida quando você estava configurando o Kodi e pressione testar. Se você adicionou a senha correta, e seu Kodi estiver conectado a rede, na próxima tela o controle estará já ativo e configurado.

Usando o celular como controle, você pode acompanhar o conteúdo dos addons, veja nas imagens abaixo:

Espero que você goste e desfrute o tanto quanto nós aproveitamos durante nossos testes, não se preocupe, em breve vamos voltar com mais conteúdo sobre o Kodi e sobre Raspberry.

Gostou? Deixe seus comentários ou duvidas caso precise de ajuda.

Escrito por: Venâncio Miranda
Revisado por: Jefferson Proesi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6  +  1  =