Armadilha para pernilongo

     8

 

Assistimos o vídeo do Canal Manual do Mundo, e resolvemos tentar montar nossa versão e deixar uma lista disponível pra você com os materiais necessários, e esquemas montado.

 

 

O vídeo acima passa todas as informações necessárias, sobre funcionamento e uma visão geral do material.

 

Usamos como estrutura de montagem:

 

  • 18 cm de cano de PVC branco de 100mm
  • 2 tampões de 100 mm
  • 01 Mini Ventilador com Rolamento 70X70X15mm – 12V

 

Monte com o material que estiver disponível, se tiver um pote parecido com o vídeo pode usar sem problemas. Nos montamos com este material para ter um projeto com Excelente durabilidade, materiais que podem ser encontrados facilmente, Os materiais mais difíceis de encontrar nos estamos disponibilizando no Kit, incluindo a própria tela mosquiteiro.

 

No kit que montamos utilizamos os itens:

 

Esse KIT possui:

2x placa com 6x LED Ultra Violeta
1x Fonte de Alimentação 12V 1A
1x Jack J4 para Alimentação
1x Chave Liga / Desliga
1x Tela de mosquito, tamanho 20×20 centímetros.

 

Caso prefira, temos os componentes vendidos separadamente

 

Montagem

 

Em um dos tampões, na qual vai ser o fundo do nosso projeto. Precisamos fazer um recorte um pouco menor que as extremidades do tampão.

Para recortar nós utilizamos uma serra copo. Caso você não tenha uma serra copo não se preocupe. É possível utilizar diversas ferramentas para fazer esse recorte. Por exemplo, faca, estilete, furadeira, entre outras. Eu mesmo já fiz vários cortes com prego quente e um alicate para não queimar os dedos :).

 


Uma forma fácil de achar o centro do tampão é fazer vários riscos retos. O ponto em que todas as linhas se encontra, é o centro da peça.

Para um melhor acabamento nós retiramos o ring de vedação nas duas tampas.
O ring de vedação é a parte no tampão onde tem um rebaixo que é utilizado para encaixar o anel de vedação.
Essa remoção não é obrigatória. Fica do seu gosto remover ou não.

 

Após furado ou recortado o fundo do tampão, nós iremos fixar a tela de mosquiteiro. Você pode fazer conforme está no vídeo ou podes colar como a nossa, pois fica mais pratico para limpar.

 

O tubo central nós utilizamos 18 centímetros de comprimento do cano de pvc com 100mm de diâmetro. O recorte você fará conforme imagem abaixo.

 

5 cm da borda, riscamos 2 retângulos com 3 cm de largura. O espaço que ficará sem recorte entre os dois retângulos é de 3 cm nos dois lados. É nesses recortes que os pernilongos irão entrar em nossa armadilha.
O resultado após os cortes é este.

No outro tampão, na qual será a tampa. Nós iremos fixar o botão ( liga/desliga ) e o Jack de alimentação. Você pode usar a disposição que achar melhor, mas desta forma, fica mais limpo o visual. Tentamos sempre cuidar, pensar, na aparecia da montagem, já que é algo que irá ficar visível.

 

 

Na parte de baixo do tampão, vamos começar a montar toda estrutura que vai garantir o funcionamento da armadilha. A fonte é conectada ao jack de alimentação, passando pelo botão de Liga / Desliga. Depois da chave, usamos um conector para ligar o ventilador e o acionamento do LEDs.

Usamos a  placa ilhada, cortada ao meio, ficamos com 2 pedaços de 5 cm. Em cada placa montamos 3 pares de leds, cada para é ligado em serie, junto com um resistor de 150 R.

Usando um pedaço do próprio cano, aquecemos para conseguir prensar contra uma superfície lisa e depois, aquecendo mais uma vez, para conseguir fazer um “L” no qual vamos parafusar a placa ilhada com os led a tampa. Foto a baixo mostra mais próximo a fixação no tampão. Você pode fixar a placa com cola quente, ou outro jeito que preferir.

 

Atenção. Na sua montagem, a luz roxa não pode ficar apontado para o ventilador, a luz pode acabar passando direto e atrair os pernilongos para a parte errada da armadilha. O led tem que ficar apontado para a abertura lateral, quando eles se aproximarem a luz, vão ser sugados, aspirados, puxados através do ventilador e ficar presos sem conseguir passar pelo filtro e muito menos retornar contra as hélices.

 

Como sugerido no próprio vídeo, utilizamos um arame para travar a tampa sem precisar colar. Assim conseguimos pendurar nossa armadilha o mais próximo do teto que for possível.

 

Use um arame resistente. Usamos um arame com diâmetro de 3 mm que encontramos em loja de material de construção, mais pode ser utilizado outras formas, por exemplo um cordão com um nó por dentro do tubo.

Por fim e não menos importante a fixação do ventilador. O vídeo do manual do mundo, sugere que seja feito um cone com fita, para garantir a sucção e a vedação, para que não haja fuga da nossa armadilha. Optamos por usar espuma nos espaços vazios ao redor do ventilador, além de fazer a mesma função, ganhamos como bônus redução de ruído.

 

Para garantir que o ventilador não se mova, travamos com cola quente, mas você usar um parafuso pequeno ou seguir a ideia original de prender com fita, o que não recomendamos, por imaginar que não vai garantir durabilidade na fixação.

Um detalhe importante, o ventilador que usamos e estamos recomendando em nosso projeto, possui 3 fios, Preto, Vermelho e Azul. Sendo fios de alimentação. Preto negativo (GND) e vermelho 12V (Positivo). O Terceiro fio, na cor azul, é um sensor de rotação que não vamos usar, basta não ligar/usar ele.

 

Acompanhe o Resultado:

 

Gostou?

 

Comente conosco como ficou seu projeto, se achou fácil executar, o que você você conseguiu melhorar.

 

Detalhe, se você como eu comprou pedaço de um metro de cano, não se preocupe, guarde assim como eu fiz, que vamos usar em mais projetos.

 

E claro, nós também testamos esse projeto!
Resultado de uma noite utilizando essa armadilha.

Gostamos tanto do resultado que resolvemos criar um kit dessa armadilha em nossa loja.
Clique Aqui !

 

Venâncio Miranda

 

 

 

8 Replies to “Armadilha para pernilongo”

  1. Olá. Sou Alberto. Muito boa a explicação. Aqui em SP estamos tendo problemas sérios com pernilongos. Como aprendizado e lazer comprei o kit e vou montar. Se funcionar aqui tenho duas famílias que se interessam também.

    1. Olá Alberto,

      Obrigado pelo FeedBack. Nos testamos e teve um excelente resultado, o custo é baixo, e como é falado no vídeo do manual do mundo, considerando o custo que se tem com a compra de venenos aerossol, e o quanto eles são nocivos, se torna ainda mais vantajoso montar esse projeto. Quando montar o seu, mande pra nos sua opinião.

      Grato

  2. Eu usei estes LEDs (https://proesi.com.br/led-alto-brilho-roxo-5-mm-2-000-mcd.html) e estes resistores (https://proesi.com.br/resistor-carbono-cr25-1-4w-150r.html) por uns 5 dias (ligava as 17:00 hrs e desligava de manhãs as 11:00) , porém alguns pararam de funcionar, outros estão parcialmente funcionando e uns 3 funcionando.
    Olhando as especificações dos LEDs eles são para no máximo 3V, assim:
    12 volts – 2 * 3 volts – I. 150 ohm = 0 volts
    6 volts – I. 150 ohm = 0 volts
    I. 150 ohm = 6 volts
    I = 40 mA (sendo o dobro da corrente nominal de trabalho)
    Resolvi diminuir a corrente trocando o resistor de 150R por um de 280R (https://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=resistor280r000) que dará uma corrente de trabalho de 21.4 mA ou também por um de 330R (https://proesi.com.br/resistor-carbono-cr25-1-4w-330r.html) que dará uma corrente de trabalho de 18,18 mA, ficando dentro da margem de trabalho do LED.

    1. Boa noite Everton, fique atento em um detalhe. Se LED ficar com uma corrente baixa, ele funciona apenas na cor Roxa sem dar o ultravioleta. Faz um teste com uma cédula de papel, ou com algum documento que você tenha que tenha pontos para verificar autenticidade. Se não reagir ao LED, Considere alterar o resistor. Me lembro que quando montamos esse projeto, foi necessário uma corrente próxima a 33mA. Esse projeto, está funcionando até o momento.

      Obrigado pelo seu comentário. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

54  +    =  60