Instalação e Configuração Driver Prolific PL2303

Jefferson Proesi 4

Driver Profilic: Instalação e Configuração

Driver Profilic: Montamos este tutorial para lhe ajudar o conversor USB para Serial com o chip PL2303 da Prolific, muito usado em conversores de RS232 para USB, para quem está com problemas em computadores com Windows 8 e 10. Para realizar este procedimento é necessário que você tenha acesso administrador ao equipamento (Permissão de instalar e desinstalar programas e drivers).

Tentamos encontrar a razão pela qual este problema ocorre, mas não achamos nenhuma informação confiável. Alguns textos dizem que o problema está na atualização dos sistemas operacionais 8 e 10, outros na versão do Driver Profilic, independente de quem realmente causa este problema, você só consegue usar o conversor após configurar para usar uma versão anterior.

 

vamos explicar passo a passo

Primeiro conecte o conversor na USB no computador. Quando conectado o Led Power (Vermelho) vai indicar que o conversor está energizado.

Baixe e instale o driver profilic, existem várias opções de driver na internet, porém a funcionou em nossos testes é esta que está disponível para download.

Baixar driver Prolific PL2303

Descompacte a pasta e instale o driver profilic, após a instalação reinicie seu computador.

Para atualizar o driver o driver, você vai precisar acessar o gerenciador de dispositivo. Para isso, abra o “Computador”, você pode abrir usando a tecla de atalho no teclado (Tecla com logo do Windows + E) ou pelo menu iniciar na opção “Este computador”.

Na lateral esquerda na janela que vai se abrir, clique com o botão direito do mouse em cima de “este computador” e depois em “Propriedades”.

 

Na tela seguinte, clique em Gerenciador de dispositivo, esta opção fica no canto superior esquerdo da tela.

Acompanhando os dispositivos instalados

Nesta tela a seguir, você consegue acompanhar todos os dispositivos e placas instalados em seu computador, com seusrespectivos drivers. 2 situações podem acontecer dependendo do seu computador.O conversor pode aparecer em outros dispositivos, com o nome de “USB-Serial Controller”, com um símbolo de atenção. Ou aparecer na opção Portas (COM e LPT), com o nome de PL2303HXA PHASED OUT SINCE 2012. Esta segunda opção é a que deve ocorrer na sua instalação.

Clique com o botão direito do mouse, vai abrir um menu, escolha a opção atualizar driver.

Na tela seguinte, você irá escolher a opção “Procurar software de driver no computador”. 

Na próxima janela, você deve escolher, ” Permitir que eu escolha em uma lista de drivers disponíveis em meu computador”.

Você verá na próxima tela uma lista de versões do driver Prolific, com no mínimo 2 opções, isso acontece por que quando você instala o Driver no sistema, ele coloca 2 versões dele no sistema, a primeira lançada em 2008 e uma mais recente, quando você instala o driver, a versão mais recente é ativada por padrão. O que vai fazer agora é selecionar a versão de 2008 e clicar em avançar.

Próxima tela, é uma tela de confirmação de atualização do Driver.

Quando você fechar esta tela, o nome do conversor na lista de dispositivos vai alterar para:

Pronto, conversor instalado. Na IDE do Arduino, ele vai aparecer como se fosse a porta COM, do Arduino normal.

Para gravar o programa em sua placa, pressione e segure o botão Reset enquanto a mensagem do rodapé do compilador for Compilando Sketch. Quando o programa alterar a mensagem para carregando, solte o botão, rapidamente o programa vai ser transferido para seu chip, ao fim do processo, A IDE do Arduino irá exibir a mensagem carregado, aperte e solte o botão Reset.

Caso sua placa não possuo o botão de reset, ele deverá ser instalado, para realizar este procedimento.

Considerações Importantes

Este modulo não funciona como gravador de Atmega, você consegue enviar programas por este conversor caso você tenha gravado o bootloader do Arduino( Confira post sobre Bootloader) no seu CI.

Não use este modulo para Alimentar sua Placa ou seu projeto, o limite de corrente desta placa é de 500 mA, exceder este valor, pode danificar o conversor.

Ficou com alguma duvida? Deixe seu comentário


Comments 4

  1. Olá!

    Cheguei aqui por conta de uma pesquisa no google. Trabalho com infraestrutura de redes e os equipamentos muitas vezes precisa ser gerenciados pela porta console, que é serial. Eu tenho um conversor USB-Serial que parou de funcionar e graças a esse artigo eu consegui ressuscitar o mesmo! Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

87  +    =  91