Noções Básicas sobre Multímetro

Jefferson Proesi 1

Acredito que todos, ou grande parte das pessoas já ouviram falar dessa incrível ferramenta, o Multímetro.

De acordo com o Wikipédia, Um Multímetro ou Multi Teste (…) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com Mostrador Analógico (de ponteiro) e modelos com Mostrador Digital.

Normalmente os multímetros são utilizados por técnicos em bancada ou na indústria, porem ele também é muito útil para seu uso domestico.  Existem diversas funções dentro do multímetro. Hoje iremos analisar apenas 3 funções, mais que fazem muita diferença nas manutenções que nos deparamos em nossa residência.

1º Tensão Alternada: 

A Tensão alternada em nossa residencia é a tensão que alimenta a nossa casa, 127  ou 220VAC, podemos encontrar essa alimentação nas tomadas.

Quando utilizar: 

Iremos utilizar essa opção quando iremos fazer uma manutenção por exemplo nas tomadas, em um primeiro momento, iremos desligar o disjuntor, mais como saber se realmente foi desligado o disjuntor certo ou não? É nesse momento o Multímetro fará toda a diferença entre ter certeza que não tem energia no ponto que for fazer a manutenção ou ficar na duvida.

2º Tensão Continua: 

A Tensão Continua em nossa residência é a tensão que temos nas baterias, pilhas ou fontes que alimentam os aparelhos, por exemplo notebook.

Quando utilizar:

Iremos utilizar essa opção quando, por exemplo o notebook parar de funcionar,  Com o Multímetro conseguimos descobrir se foi a fonte que queimou ou o próprio notebook.

3º Teste de continuidade:

O Teste de continuidade serve para identificar se dois pontos a serem medidos estão interligados. Por exemplo, identificar se um fio está quebrado.

Quando usar: 

Uma aplicação para essa função é quando finalizamos a instalação em uma tomada, podemos utilizar o teste de continuidade para verificar se o neutro e fase estão em curto circuito ou se a instalação foi feita corretamente. 

Outra aplicação é medir as duas extremidades de um fio, se der continuidade o fio está correto, se não der continuidade o fio está quebrado.

Acesse o link a baixo e conheça toda nossa linha de multímetros, trabalhamos com modelos que custam menos de R$ 50,00 e são perfeitos para esse tipo de aplicações.

Multímetros e acessórios

Referência:

Multímetro. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Mult%C3%ADmetro > Acesso em: 24 de jul. 2019

E ai, o que achou da matéria?

Deixe a sua opinião nos comentários.

Escrito Por:

One Reply to “Noções Básicas sobre Multímetro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1  +  7  =